Segunda-feira, 11/02/2019 

IRACEMA VALE ENTREGA NOVO HOSPITAL, PRAÇA E CENTRO DE SAÚDE, ABRINDO CRONOGRAMA DE INAUGURAÇÕES NOS 90 ANOS DE URBANO SANTOS

Inaugurações ocorreram na manhã desse domingo, 10. Hospital foi totalmente reconstruído e recebeu equipamentos de última geração como mamógráfo e raio-x 

Antenor Ferreira 

Esse domingo, 10, foi de festa para população do município de Urbano Santos/MA. A prefeita Iracema Vale (PT) entregou 03 importantes obras, dando início a um extenso cronograma de inaugurações, alusivos aos 90 anos de emancipação política a e administrativa do município. 

Numa mesma manhã foram entregues a Praça Sinésio Batista da Silva, o Centro de Saúde Aderaldo Lopes de Sousa e mais o Hospital Municipal Edi Melo, completamente reformado e ampliado, com estrutura e equipamentos que o colocam na posição de uma das melhores unidades de saúde de nosso estado. 

População de Urbano Santos comemora entrega de benefícios 

 A solenidade de entrega das obras contou com a presença da líder do executivo, dos deputados estadual e federal Paulo Neto e Aluísio Mendes, respectivamente, do prefeito de Belágua, Hérlon Costa, secretários municipais, vereadores e ainda prefeitos e lideranças políticas da região. 

Familiares dos homenageados destacaram a grandieza das obras e o momento de pleno desenvolvimento que vive o município. 

Profissionais envolvidos, assim como parlamentares e lideranças da região, também destacaram o marco que vive o município, graças a gestão da Prefeita Iracema Vale. 

O juíz de direito, Sr. Jamil, filho de Urbano Santos, relembrou as dificuldades vividas no passado, quando o município não detinha de uma saúde digna, aproveitando para homenagear a líder do executivo. 

O deputado estadual Paulo Neto parabenizou os urbanossantenses e destacou sobre sua colaboração para a conclusão do hospital do município. O parlamentar assegurou à todos que Iracema pode continuar contando com ele, para possibilitar cada vez mais uma melhor qualidade de vida à toda população. 

O deputado federal Aluísio Mendes, responsável por emenda de 1 milhão reais para reforma e ampliação da unidade e mais 1 milhão para compra de equipamentos, destacou a satisfação em retornar a Urbano Santos e mais uma vez conferir de perto a seriedade com que Iracema Vale trata os recursos públicos, revestindo-os em benefícios reais à população. 

Aluísio destacou a última votação recebida no município, maior em todo estado, e anunciou que uma nova emenda também no valor de 1 milhão será destinada, a fim de garantir a manutenção do hospital.  

Paulo neto também garante apoio 

O deputado Paulo Neto aproveitou o gancho para também anunciar destinação de 500 mil. A atitude dos parlamentares arrancou aplausos da população presente. 

A prefeita Iracema Vale iniciou seu discurso agradecendo a colaboração de todos os envolvidos na reforma da unidade, antigo sonho dos urbanosantenses. 

A líder do executivo agradeceu o apoio incondicional dos deputados presentes e prestou homenagem ao prefeito de Belágua, Hérlon Costa, que durante esse período abriu as portas de seu município para receber o povo de Urbano Santos, profissionais da área de saúde e também o deputado Aluísio Mendes, que tem sido um forte parceiro na conquista e execução de benefícios para o município. 

Iracema mencionou que quando recebeu o município havia apenas 1 posto de saúde, enquanto em sua gestão foram entregues 13 unidades, promovendo de fato a saúde de assistência básica. 

Ela parabenizou os familiares dos homenageados, destacando a contribuição dos mesmos na construção do município e anunciou que até o aniversário de Urbano Santos, 10 de junho, mensalmente serão entregues obras à população, já antecipando a entrega da Praça de Alimentação, no mês de março, com outros benefícios. 

O trabalho não para! Iracema Vale anuncia entrega de obras até o aniversário da cidade 

Após os discursos foi o momento de fazer o descerramento das placas e à população conhecer o novo hospital e centro de saúde, que abrigará ainda serviços de imagem e fisioterapia. 

Vale lembrar que também foi entregue uma nova ambulância. 

Confira outras imagens abaixo:

Breve publicaremos um vídeo com todos os detalhes desse momento histórico: 

Clique aqui para ver todas as fotos: https://photos.app.goo.gl/XLLNkJsUc8boPrYj9


Sábado, 09/02/2019 

SOLENIDADE MARCA LANÇAMENTO DE CAMPANHA ALUSIVA AOS 90 ANOS DE URBANO SANTOS 

Evento aconteceu nessa sexta-feira, 08, no auditório do Centro Administrativo. Município ganhará repartição pública para preservação e resgate de sua história

Antenor Ferreira 

Em evento realizado nessa sexta-feira, 08, no auditório do Centro Administrativo de Urbano Santos/MA, foi lançado oficialmente a campanha alusiva aos 90 anos de história do município, com o tema: "Nós também temos memória". 

A solenidade contou com a presença da prefeita Iracema Vale (PT), secretários municipais e ainda do prefeito de Belágua, Hérlon Costa (Pode).

Prefeita Iracema Vale abre solenidade de lançamento de campanha "Nós também temos história"  

Iracema Vale destacou quanto a importância de valorizar a história de Urbano Santos, que nesse ano completará 90 anos de emancipação política e administrativa, momento que segundo ela deve ser comemorado de maneira marcante e especial, com entrega de grandes obras e a recordação de sua história.

O projeto envolve a construção de um prédio que abrigará o acervo histórico do município, com a exposição de objetos, jornais, atas de reuniões antigas, e outros artefatos que ajudaram a catalogar a história do povo que construiu a cidade. 

Futuro prédio que abrigará acervo histórico do município 

O prefeito de Belágua, Hérlon Costa, mencionou ser um antigo apoiador do projeto, uma vez que é professor de história e sabe da importância de resgatar a história do município de urbano Santos. 

Prefeito de Belágua, Hérlon Costa 

O projeto recebeu total aprovação da sociedade urbanossantense, que vem manifestando seu apoio nas redes sociais. 

Mais fotos da solenidade: 


Quarta-feira, 06/02/2019 

PREFEITURA DE URBANO SANTOS LANÇA SELO COMEMORATIVO DE 90 ANOS E ANUNCIA ENTREGA DO NOVO HOSPITAL DO MUNICÍPIO 

Antenor Ferreira 

"Lugar bom de se viver!". 

Sem dúvida alguma o bordão acima mostra a verdadeira transformação que vive o município de Urbano Santos/MA, desde a primeira gestão da prefeita Iracema Vale (PT). 

Os últimos 06 anos foram marcados pelo pleno desenvolvimento do município, antes esquecido e abandonado. Urbano Santos hoje respira ares de progresso e se prepara para comemorar seus 90 anos de emancipação política e administrativa, no próximo mês de junho. 

Atenta a importante data, a Prefeitura lançou o selo oficial comemorativo, além de anunciar a entrega do novo hospital municipal Edi Melo e praça Sinésio Batista da Silva. 

Selo oficial marca os 90 anos de Urbano Santos 

A unidade agora oferecerá moderna estrutura à toda população, além de novos equipamentos e serviços que colocarão Urbano Santos na lista dos municípios que mais investe em saúde em todo nosso estado. 

A praça Sinésio Batista, que fica em frente ao logradouro, também recebeu total atenção do executivo e recebe os últimos cuidados na substituição de piso, colocação de novos bancos, arborização e outras ações, que a tornarão um novo cartão postal. Tudo sobre os cuidados e olhar atento da prefeita Iracema Vale. 

A mandatária está acompanhando o passo a passo das obras, a fim de garantir a entrega pontual à população urbanossantense. Uma marca da gestora que faz questão de acompanhar de perto todas as obras do município, seja na sede ou zona rural. 

Prefeita Iracema Vale acompanha de perto os últimos detalhes de novo hospital e praça 

A entrega do novo hospital e o logradouro público, acontecerão na manhã do próximo domingo, 10.

Você é nosso convidado.Confira: 


Quarta-feira, 30/01/2019 

MORRE A PASTORA DIOCILENE, ESPOSA DO BISPO NONATO, DA IGREJA BATISTA SHALOM, DE URBANO SANTOS

A comunidade evangélica de Urbano Santos e toda comunidade estão chocados com a morte da pastora Diocilene, esposa do Bispo Nonato, da Igreja Batista Shalom, daquele município. 

O casal estava no estado do Rio de Janeiro, quando dona Diocilene sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), do tipo esquêmico. A pastora ainda passou alguns dias internada num hospital da capital fluminense e ontem foi transferida para uma nova unidade no município de Volta Redonda, naquele estado. 

Infelizmente por volta das 22:00h da noite dessa terça-feira, 29, a pastora não resistiu, vindo a falecer. 

Além do trabalho de evangelização, Diocilene também era servidora do município de Urbano Santos, lotada na Secretaria de Assistência Social. 

Companheiros de trabalho e também a prefeita do município, Iracema Vale, têm manifestado votos de pesar a família e comunidade enlutada.  


COMISSÃO DO SELO-UNICEF DE URBANO SANTOS SE REÚNE PARA DEFINIR AÇÕES NO ANO DE 2019 

Do Aconteceu Virou Notícias 

A Comissão do SELO UNICEF de Urbano Santos-MA, realizou nesta terça-feira (29), uma reunião para avaliar e recomeçar as discussões  das  ações  definidas no plano de ação para  edição 2017- 2020, bem como discutir soluções para os possíveis gargalos que estejam dificultando a execução de algumas delas. 

Durante a reunião, abriu-se espaços para sugestões e algumas saídas ao que a comissão observou a necessidade do cumprimento das datas no que diz respeito as ações estabelecidas na última capacitação do Selo UNICEF ocorrida em São Luís-MA. 

Estiveram presentes na reunião, o Articulador Municipal Clemilton Barros, os demais membros: Francinete, Vagneia, Aldalice, Meire, Wilson, Jeoflancos, Raniere, Leydiane, Newton, Reginaldo, Miguel Mesquita, Dona Sônia, a mobilizadora Kelly Correia e a representante dos adolescentes da comissão Mariana, na oportunidade a mobilizadora informou aos demais participantes sobre as ações do NUCA que está em atividade permanente.



AO LADO DE FLÁVIO DINO, PREFEITOS HÉRLON COSTA E IRACEMA VALE PRESTIGIAM LANÇAMENTO DO LIVRO "O FIM DO DESENXERGAR" 

Nesta segunda-feira(28), em São Luís/MA, a prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale, acompanhada do prefeito de Belágua, Hérlon Costa, esteve ao lado do governador Flávio Dino prestigiando o lançamento do livro "O fim do desenxergar" que reúne fotografias, relatos e história da vida de homens e mulheres que vivem nos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão.

O Plano Mais IDH é um dos compromissos do governador Flávio Dino e que foi cumprido logo no primeiro ano de gestão.  Ao longo de quatro anos, políticas públicas e uma série de ações chegaram onde décadas ficou esquecido.

Para o governador Flávio Dino, o livro capta exatamente essa essência. “Fazer um livro sobre a pobreza do nosso estado é uma opção ética e estética, se coloca no comando não apenas a tonalidade fria dos números e das estatística mas sintoniza como parâmetro de eficiência as pessoas, pequenas mudanças, e nós nos orgulhamos de cada pequena mudança como sendo a salvação da humanidade inteira. Se não valorizarmos a colheita do produtor rural, se não valorizarmos uma consulta, se não valorizarmos a noção de pertencimento a uma Escola Digna, de cada criança, de cada professor, de cada lavrador, de cada homem e mulher pobre desse estado nós nunca vamos conseguir estatísticas grandiosas”, declarou o governador Flávio Dino durante o lançamento do livro.

Extraído do Aconteceu Virou Notícias 


Terça-feira, 29/01/2019 

SEBRAE VISITA INSTALAÇÕES DE AGROINDÚSTRIA DE "TIQUIRA", NA ZONA RURAL DE URBANO SANTOS

Do Aconteceu Virou Notícias 

Em breve o processo de fabricação da tiquira em Urbano Santos terá um novo salto, pois já está em fase de conclusão as obras do prédio onde funcionará a agroindústria de fabricação de tiquira, situada no povoado Guaribas I. O empreendimento foi financiado pela prefeitura de Urbano Santos, sob administração da prefeita Iracema Vale, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e conta com o apoio do Sebrae MA, por meio de sua Unidade Regional em Chapadinha, que tem realizado prestado consultoria empresarial e capacitações empreendedoras junto aos produtores rurais de Guaribas.

Recentemente, uma equipe do Sebrae, composta pela gestora do projeto Indústria de Alimentos e Bebidas, Jacirema de Cassia Silva e consultores credenciados ao Sebrae, que prestam atendimento e acompanham o processo de implantação da agroindústria e a secretária municipal de Agricultura de Urbano Santos, Priscila Faustino, juntamente com técnicos da prefeitura e cooperados da comunidade Guaribas, realizou uma visita técnica ao local, que tem a previsão de ser inaugurado ainda esse semestre.

O Sebrae acompanha o processo de registro do empreendimento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e vem realizando capacitações com os cooperados na área de gestão, cooperativismo e empreendedorismo. E ainda desenvolveu a identidade visual do produto, que leva o nome do povoado, ficando assim conhecida como Tiquira Guaribas.

O objetivo do Sebrae com essa parceria com a prefeitura, por meio da secretaria de agricultura é certificar o empreendimento junto ao MAPA e com isso levar para o mercado um produto com maior valor agregado e assim, aumentar o volume de vendas e a renda dos produtores de tiquira, o que irá movimentar a economia do município de Urbano Santos, mais precisamente da comunidade de Guaribas e bem como fortalecer a identidade geográfica da tiquira no Maranhão”, enfatiza a gestora de projetos do Sebrae Maranhão, Jacirema de Cassia Silva.

Dentre as ações do Sebrae junto à comunidade, está prevista ainda a realização de uma oficina de Boas Práticas de Manipulação, que será realizada na segunda quinzena de fevereiro.

Segundo a secretária municipal de Agricultura, Priscila Faustino, a ideia para o investimento no empreendimento surgiu a partir de um diagnóstico de identificação da aptidão econômica da região, que identificou a existência de 136 alambiques artesanais.Após o resultado desse diagnóstico e como forma de agregar valor ao produto produzido pelos produtores rurais, iniciou-se um trabalho para industrializar parte do processo de produção da tiquira e assim começamos a trabalhar diretamente com a comunidade de Guaribas e vimos a necessidade de uma agroindústria”, explica Priscila Faustina.

Como parte da preparação do grupo para a administração do negócio, criou-se primeiramente uma cooperativa que possui atualmente 23 famílias cooperadas e que inclui não só o povoado Guaribas I, mas as comunidade que levam o mesmo nome nos setores II e III. A região de Guaribas conta com uma dinâmica econômica em torno da fabricação artesanal da tiquira há décadas, passando de geração para geração.

O presidente da cooperativa, José Neres Rocha Santos, acredita no crescimento financeiro da comunidade a partir do funcionamento da agroindústria.

Pensando na comparação entre a agroindústria e a fabricação artesanal da tiquira, acreditamos que estaremos melhorando financeiramente e que teremos reconhecimento a partir do nosso produto”, disse José Neres.

Mais fotos: 


Quarta-feira, 02/01/2019

PREFEITA IRACEMA VALE PRESTIGIA POSSE DO NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE URBANO SANTOS, TOMAZ DE AQUINO

Informações: Aconteceu Virou Notícias 

O vereador Tomaz de Aquino (PODE) foi empossado nesta quarta-feira (2) como novo presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Urbano Santos/MA. O parlamentar, eleito por unanimidade, deve permanecer no comando do Legislativo municipal até o fim de 2020.

Novo presidente da câmara de vereadores de Urbano Santos, Tomaz de Aquino, é empossado 

Junto com Tomaz de Aquino, também tomou posse a nova mesa diretora da Câmara. A vereadora Claudete ficou como vice-presidente; o vereador Edinilson Moura foi empossado como 1º secretário, o vereador Gilbeonilton Gomes como 2º. O vereador Gavião é o novo líder governo municipal.

A Prefeita do município, Iracema Vale fez questão de prestigiar a solenidade e destacou sobre o papel do poder legislativo na construção de uma Urbano Santos cada vez mais justa. 

 Iracema Vale parabeniza o novo presidente da câmara do município e enfatiza sobre o papel do parlamentar 

Além dos vereadores empossados, estiveram presentes os vereadores Romiro Marques, Alda Sousa e Cambota. Também prestigiaram a solenidade de posse o prefeito de Belágua, Hérlon Costa, secretários municipais e demais convidados.


URBANO SANTOS PROMOVE DIA "D" DE COMBATE A DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA VÍRUS 

Do Aconteceu Virou Notícias 

A Prefeitura de Urbano Santos, sob administração da prefeita Iracema Vale, através da Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Vigilância Epidemiológica, realizou na última quinta-feira dia 13 ,na feira da cidade , uma mobilização social, relacionada ao Dia D de combate ao mosquito Aedes Aegpyti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela e também em alusão ao Dia Mundial de Combate a AIDS.

Na ação foram distribuídos 300 kits com: camisinhas femininas, masculinas e gel lubrificante e também 600 repelentes à população presente no local, assim como panfletos com orientações ao combate à dengue e AIDS/ISTS.

Objetivo foi de conscientizar a todos que a prevenção é o melhor caminho para evitar sintomas de doenças transmitidas pelo mosquito e também orientar sobre o combate a Aids,temos observado que a população está sendo receptiva com o trabalho da Secretaria de Saúde recebendo os panfletos das campanhas, todos estão bem informados e conscientes do papel de cada um ,agora é só fazer a sua parte também”,Destaca: Emannuelle Pessoa, coordenadora da Vigilância em Saúde.

Essa atividade faz parte da Semana Nacional de Combate ao mosquito Aedes Aegypti que contou também com a visita no dia anterior de enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias nas casas dos bairros Mutirão, Fazenda, Liberdade, Santo Antônio e São José, orientando a população sobre o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya ,Zica Vírus e Febre Amarela. 


Sãbado, 15/12/2018 

EM SÃO LUÍS SECRETÁRIA DE JUVENTUDE DE URBANO SANTOS CONQUISTA MEDALHA DICA FERREIRA, EM RECONHECIMENTO AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO MUNICÍPIO 

Do Aconteceu Virou Notícias 

O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), homenageou, nesta terça-feira (11), a secretária municipal de Juventude Kelly Correia pelo trabalho realizado na pasta que contribuiu para o desenvolvimento das políticas públicas de juventude durante 2017-2018 na gestão da prefeita Iracema Vale. A homenageada recebeu o Certificado de Parceiro da Juventude e a medalha de honra ao mérito Dica Ferreria.

A medalha foi o reconhecimento do bom trabalho realizado com a juventude de Urbano Santos/MA na gestão da prefeita Iracema Vale

A solenidade aconteceu no Cine Praia Grande, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, e contou com a presença da secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, além de representantes de movimentos sociais e demais instituições que contribuem para o desenvolvimento das políticas públicas de juventude no Maranhão.

Segundo a secretária, a medalha recebida é fruto de seu trabalho com a melhor equipe, graças ao apoio da prefeita Iracema Vale maiorincentivadora do trabalho realizado com a juventude urbanosantenses. 

"Recebo a medalha Dica Ferreira como reconhecimento do nosso trabalho com a juventude urbanosantense. Neste momento assim como a medalha, me torno a representação de toda dedicação da Secretaria que estou a frente, colegas e colaboradores têm aplicado visando sempre o melhor trabalho. Quero então agradecer a oportunidade que Deus me deu, de chegar aqui e trazer orgulho para a minha Urbano Santos, e ainda dedicar essa conquista aos meus companheiros de jornada e a prefeita Iracema Vale, pois se fazemos o melhor trabalho é porque temos a melhor equipe. E como nossa professora escritora Nilma Sodré nos diz é "um trabalho feito de muitas mãos". Obrigada, Deus, amigos, prefeita, e jovens urbanosantenses! É daqui pra frente", finalizou a secretária.

Medalha Dica Ferreira

A medalha Dica Ferreira foi criada através da Portaria SEEJUV/GAB N.º 01, de 12 de dezembro de 2017, e é um reconhecimento aos parceiros, autoridades, servidores, profissionais, amigos e colaboradores pelos relevantes e excepcionais serviços prestados à juventude maranhense, e àqueles que, durante sua mobilização, distinguiram-se no exercício de suas atividades, bem como tenham se destacado por suas atitudes, dedicação e capacidade profissional.

UFMA E PREFEITURA DE URBANO SANTOS PROMOVEM AULA INAUGURAL DE IMPLANTAÇÃO DOS CURSOS DE HISTÓRIA E PEDAGOGIA

Fotos/informações: Aconteceu Virou Notícias 

A Prefeitura Municipal de Urbano Santos, através da Excelentíssima Prefeita Municipal Iracema Vale, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PROFEBPAR), realizou na última sexta-feira, 07, a Aula Inaugural com a Conferência Magna para os novos alunos dos cursos de História e Pedagogia da instituição de ensino superior.

Prefeita Iracema Vale prestigia aula inaugural dos cursos da UFMA, em Urbano Santos 

O evento que aconteceu no auditório do Centro Administrativo teve como principal ponto o entendimento e alinhamento das práticas acadêmicas, ressaltando a necessidade de desenvolver a capacidade dos profissionais educadores/alunos responsáveis e corresponsáveis, para buscarem juntos conhecimentos e meios para seu auto-conhecimento profissional.


A aula magna contou com a presença da excelentíssima prefeita Iracema Vale, da representante da Pró-reitoria da UFMA e Coordenadora Geral do PARFOR, Profª. Drª Hellianane Oliveira Rocha, das Secretárias Adjuntas de Educação, Professoras Francinete Borges e Vagnéia Monteles, Vereadora Alda, conferencista da noite Profª Drª Marise Marçalina, Coordenação Local Profª Maria Gracinete Mendonça e foi iniciada com uma peça Teatral com o tema “Festa no Céu e a Coreografia: Valeu Amigo”, da UEB Laura Costa, sob responsabilidade dos gestores e a coordenadores da referida escola.

Prefeita Iracema Vale

Em discurso a prefeita Iracema Vale se dirigiu aos graduandos destacando as dificuldades que podem aparecer, fazendo com que muitos possam pensar em desistir do curso, destacando que porém é necessário ter determinação.

A líder do executivo enfatizou que são cursos que vieram para fazer a diferença na vida de cada um, tanto na vida profissional como pessoal. Ela acrescentou ainda aos novos acadêmicos sobre o grupo seleto do qual eles fazem parte agora.

“Comprovadamente aqueles que têm ensino superior são os que ocupam os melhores cargos dentro das organizações”. Destacou a prefeita que mencionou ainda o compromisso com a Educação. 

Houve ainda um momento especial para os acadêmicos, a Secretária Adjunta de Educação, Professora Francinete Borges, que diante mão justificou a ausência da Secretária de Educação, Professora Nilma, os presenteou com uma belíssima reflexão acerca da importância de se estudar e obter um curso, ainda mais sendo numa Universidade Federal, trazendo seu próprio exemplo, já que  foi aluna da UFMA.

Encerrando o momento a representante do PROEN, Profª Drª Hellianane, deu boas vindas a todos desejando sucesso e pedindo compromisso dos acadêmicos. 


RECONHECIMENTO: PELA TERCEIRA VEZ CONSECUTIVA PREFEITA DE URBANO SANTOS, IRACEMA VALE, CONQUISTA O PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR DO SEBRAE 

Antenor Ferreira 

Urbano Santos tem muito o que comemorar. Em uma noite de festa no centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, Multi-Center SEBRAE, em São Luís, a Prefeita Iracema Vale (PT) conquistou pela terceira vez consecutiva o prêmio PREFEITO EMPREENDEDOR, honraria concedida pelo órgão através da avaliação de ações desempenhadas por gestores em seus respectivos municípios. 

Ao lado de parlamentares e equipe de governo, Prefeita Iracema Vale comemora conquista do prêmio "Prefeito Empreendedor"

Iracema Vale foi eleita "Prefeita Empreendedora" na categoria Políticas Públicas, feito que mostra a seriedade com que a mandatária trata a gestão municipal. Urbano Santos vive em franco desenvolvimento, mesmo perante a crise nacional que afeta os municípios de todo país. 

A mandatária recebeu a premiação acompanhada de secretários municipais, parlamentares e equipe de governo. 

Em rede social ela celebrou a conquista, dedicando-a ao povo de Urbano Santos: 

"Obrigado ao Povo de Urbano Santos, ao nosso governo a nossa equipe de trabalho e ao povo do Maranhão por mais essa conquista, pelo terceiro ano consecutivo fomos agraciados com o prêmio Sebrae". Comentou no facebook 

Veja fotos: 

Parabenizamos essa grande gestora e todo povo de Urbano Santos. 


COM A PARTICIPAÇÃO DE 20 BANDAS, PREFEITURA DE URBANO SANTOS PROMOVE 1ª COPA DE BANDAS E FANFARRAS DO LESTE MARANHENSE

Aconteceu Virou Notícias 

Na tarde/noite do último sábado, 20, a alegria, emoção e um grande espetáculo de ritmos, cores, figurinos e som, marcaram a 1ª  Copa de Bandas e Fanfarra do Leste Maranhense, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura com apoio da prefeitura de Urbano Santos, administrada pela prefeita Iracema Vale, em parceria com a Limbaf (Liga Maranhense de Banda e Fanfarra). O encontro reuniu cerca de 20 bandas de sopro das cidades de Urbano Santos, São Benedito do Rio Preto, Anapurus, Lago da Pedra, Pirapemas, Belágua, Humberto de Campos, Morros, Chapadinha, Mirinzal, Nina Rodrigues, Vargem Grande, São Mateus e outras.

A banda Marcial Leônidas P. de Caldas disputou da 1ª Copa de Bandas e Fanfarras do Leste Maranhense e foi a grande campeã geral do quadro de classificação.

Na oportunidade cada uma deu seu show especial encantando a todos que assistiam atentamente ao evento deixando para os jurados, uma tarefa bastante difícil. A cada apresentação uma performance diferenciada e atrativa que a comissão julgadora acompanhava das 20 apresentações. Nas etapas de cada categorias foram classificadas e receberam troféus as bandas com melhores notas em 1º, 2º e 3º lugar. 


Destaque para a banda Pedro Damião da cidade de Belágua que conquistou os troféus em 1º lugar na categoria infanto juvenil e  em 2º lugar no corpo coreográfico.  

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS DA COPA DE BANDAS E FANFARRA 


OPORTUNIDADE: PREFEITURA DE URBANO SANTOS CERTIFICA 300 JOVENS EM 13 CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Aconteceu Virou Notícias 

Cerca de 300 alunos, entre jovens e adolescentes, receberam no último dia 26 o certificado de conclusão dos cursos profissionalizantes  gratuitos ofertados pela prefeitura de Urbano Santos/MA, por meio do Centro de Formação da Juventude Ativa. O Centro de Juventude ofertou cursos de manicure, maquiagem, cabeleireiro, informática, pintura, flores, biscuit, crochê, teclado, violão, flauta e montagem e manutenção de computadores e outros.

Os cursos profissionalizantes ofertados pela prefeita Iracema Vale teve como objetivo de qualificar e preparar o jovem para o mercado de trabalho, visando uma renda extra e uma melhor qualidade de vida.

A entrega de certificados foi marcada com belas apresentações dos alunos com instrumentos musicais, além de amostra dos trabalhos produzidos como pinturas, crochê e dentre outras peças culturais.

Além da prefeita, a solenidade contou com a presença da coordenadora do Centro de Juventude, srª Nevinha Ramos, do secretário de cultura, Wilson Sousa, da secretária adjunta de educação, srª Francinete Borges, do secretário de meio ambiente, Rodolfo, dos professores do Centro e demais autoridades e familiares dos alunos.

Clique Aqui e Veja o Álbum de Fotos


MP LANÇA CAMPANHA DE COMBATE AS DROGAS EM URBANO SANTOS

ASCOM MPMA

Foi realizado na manhã desta quarta-feira, 19, no Ginásio Poliesportivo Bernardo Borges de Souza, no município de Urbano Santos, o lançamento da campanha “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”. Autoridades do Ministério Público do Maranhão, do Poder Judiciário, do Executivo e Legislativo Municipais, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Polícia Civil compareceram ao evento.

O Evento Contemplou os Municípios de Urbano Santos, São Benedito do Rio Preto e Belágua

Também estiveram presentes centenas de estudantes dos municípios de Urbano Santos, Belágua e São Benedito do Rio Preto, além de professores e gestores de unidades escolares das referidas cidades. Iniciada em 2013, a campanha é desenvolvida na capital e no interior do estado e tem como objetivo principal prevenir o uso de drogas por meio de palestras e atividades artísticas, como os concursos de redação, poesia e desenho.

Felipe Boghossian Destacou a Aprovação de Leis Municipais Sobre Drogas

Primeiro a se pronunciar no evento, o promotor de justiça Felipe Boghossian Soares da Rocha, titular da Promotoria de Justiça de Urbano Santos, destacou a recente aprovação das leis municipais que criaram - em Urbano Santos, Belágua e São Benedito do Rio Preto - o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, o Fundo Municipal de Políticas Sobre Drogas e o Conselho Escolar de Políticas sobre Drogas. As leis foram aprovadas após encaminhamento de minuta pelo MPMA. “Nós precisamos munir os alunos com informação para que criem repulsa às drogas, para que este mal não assole as nossas famílias. Para isso, contamos com a ajuda de todos vocês”, acrescentou o promotor de justiça.

Marcos Amorim Alertou os Estudantes Sobre as Suas Escolhas 

ESCOLHAS:
O teor da campanha “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?” foi apresentada pelo diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do MPMA, Marco Antonio Santos Amorim, que iniciou a sua exposição analisando o cartaz da campanha, no qual está ilustrada uma encruzilhada com duas estradas: uma precisa e outra tortuosa. “
Até os atos do dia-a-dia envolvem escolhas, mas se você escolhe o caminho das drogas, dificilmente você consegue sair dele. É um caminho tortuoso demais, difícil demais”, destacou.

 

Trabalhos Foram Expostos no Evento

O promotor de justiça também ressaltou a necessidade de valorização do estudo para a conquista de emprego e estabilidade financeira, e alertou sobre os danos e as consequências do uso do crack e para o grande número de presidiários que tiveram envolvimento com drogas. “Quem escolhe o caminho das drogas tem três destinos: a morte, a prisão ou o hospital”, frisou. Marco Santos Amorim discorreu, ainda, a respeito de alguns tipos de drogas, como os estimulantes, as depressoras e os alucinógenos e explicou o perigo do uso do álcool, considerado pelo promotor de justiça como “a porta de entrada de todas as drogas”, além de causar cirrose, atrofia cerebral e vários tipos de câncer. “Tenho certeza de que nenhum de vocês vai querer seguir este caminho tortuoso. Tenho certeza de que nenhum de vocês vai querer destruir a própria vida e a de sua família”.

Peça Abordou a Temática das Drogas

 Um ex-dependente químico, que começou a usar drogas aos 16 anos, deu um depoimento na audiência. “Usei maconha, merla e cocaína. Perdi minha dignidade. Quando cheguei no crack, percebi que estava no fundo do poço. Foi quando resolvi procurar ajuda e salvar a minha vida”.


Francisco Barros Ressaltou a Importância dos Professores na Formação dos Jovens

Em seu pronunciamento, o procurador-geral de justiça em exercício, Francisco das Chagas Barros de Sousa, afirmou que muitos jovens brasileiros estão morrendo por conta do envolvimento com as drogas e que o Brasil faz fronteira com vários países produtores e que, por isso, é um grande mercado consumidor de entorpecentes.

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO:

O chefe em exercício do MPMA também destacou a importância fundamental dos professores na formação dos jovens e, por esta razão, estes profissionais merecem todo o respeito tanto dos alunos quanto da sociedade. “Vocês não devem entender os problemas como processos ruins, mas como desafios que podem ser resolvidos e transformados em lições de vida”.

 

Estudante Foi Premiada em Concurso

Ao final, foram distribuídos os prêmios referentes aos melhores desenhos, poemas e textos a respeito do tema de autoria dos alunos das escolas envolvidas. O evento foi encerrado com a bênção do Pe. James e com a apresentação de pequenas peças teatrais encenadas por alunos.

Prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale


Também se pronunciaram no evento a prefeita de Urbano Santos, Iracema Cristina Vale Lima; o juiz de Urbano Santos, Guilherme Valente Amorim; o presidente da Câmara de Vereadores de Urbano Santos, Paulo José de Araújo Costa; prefeito do município de Belágua, Hérlon Costa; o presidente da Câmara Municipal de Belágua, Manoel Estevão Dutra; presidente da Câmara de Vereadores de São Benedito do Rio Preto, Dario Erre Rodrigues; o delegado de Urbano Santos, Márcio da Silva Almeida; a advogada Norma Sousa da Silva, representante da OAB/ Maranhão.

© Copyright O interligado