Quinta-feira, 13/12/2018 

ACIDENTE COM TREM DE ALTA VELOCIDADE DEIXA MORTOS E DEZENAS DE FERIDOS NA TURQUIA

Trem colidiu com locomotiva de manutenção pouco depois de deixar a estação central de Ancara. Nove pessoas morreram e 47 se feriram.

Do G1 

Nove pessoas morreram e outras 47 ficaram feridas, nesta quinta-feira (13), depois que um trem de alta velocidade colidiu com uma locomotiva de manutenção em Ancara, capital da Turquia.

Equipes de resgate trabalham nos destroços após acidente de trem de alta velocidade em Ancara — Foto: Tumay Berkin / Reuters

O trem de passageiros saiu da estação central da cidade às 6h30 (horário local, 1h30 de Brasília) com destino a Konya, no centro do país. Seis minutos depois, a composição que circulava a cerca de 80 km/h colidiu com contra uma locomotiva de manutenção que estava retornando de um trilho de controle.

Depois da colisão, o trem saiu dos trilhos e bateu ainda contra uma passagem elevada, provocando o desabamento da estrutura sobre alguns dos vagões.

O ministro dos Transportes turco, Mehmet Cahit Turhan, disse que entre os mortos estão três maquinistas e seis passageiros. "Mais 48 passageiros foram hospitalizados e um deles morreu no hospital. Temos no total nove mortos. A investigação sobre as causas do acidente está em curso", afirmou.

Segundo Turhan, todos os feridos foram retirados do local do acidente.

A Promotoria da Turquia investigará as causas do acidente.

PRESIDENTE DA NIGÉRIA DESMENTE PUBLICAMENTE BOATOS DE QUE TERIA MORRIDO E SIDO SUBSTITUÍDO POR CLONE

'Posso garantir que este é meu verdadeiro eu', disse Muhammadu Buhari. Presidente passou por tratamento médico, o que levou a rumores de que teria morrido.

Do G1 

O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, negou neste domingo (2) os boatos de que morreu e foi substituído por um clone. Ele disse que se tratam de "rumores ignorantes".

Buhari posstou a respeito em resdes sociais logo depois de falar a respeito na COP 24, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que ocorre em Katowice, na Polônia.

"Uma das questões que surgiu na minha reunião com os nigerianos na Polônia foi sobre a questão de saber se eu tenho sido clonado ou não", disse Buhari. "Os rumores ignorantes não surpreendem -- quando eu estava fora em licença médica, no ano passado, muitas pessoas esperavam que eu morresse."

No ano passado, Buhari passou longos períodos em Londres, recebendo tratamento médico. Em uma ocasião, deixou a Nigéria por mais de três meses.

Sua ausência deu lugar aos boatos sobre sua saúde e muitas notícias falsas circularam na internet dizendo que ele havia morrido.

O porta-voz da presidência, Garba Shehu, disse no Facebook que um nigeriano em uma reunião na Polônia perguntou a Buhari se ele era real ou "o famoso 'Jubril do Sudão' - seu suposto dublê" -- levando o presidente a afirmar sua identidade .

Como informa a rede CNN, Buhari foi eleito presidente da Nigéria, a maior economia da África, em 2015. O ex-general tornou-se presidente em sua quarta tentativa de liderança desde que foi deposto do poder em 1985. Buhari estava entre os militares que dominaram a Nigéria décadas atrás. Um golpe militar levou-o ao poder em 1983, e outro golpe militar o derrubou dois anos depois.

© Copyright O interligado