Sexta-feira, 15/02/2019 

COM APOIO DO DEPUTADO JOÃO MARCELO, PREFEITA VANDERLY RECEBE DA CODEVASF CAMINHÃO COMPACTADOR PARA RECOLHIMENTO HIGIÊNICO DE LIXO EM ANAPURUS 


Antenor Ferreira 

Equipamento foi recebido durante essa sexta-feira em São Luís e será entregue oficialmente à população no próximo domingo, 17

A população do município de Anapurus/MA tem a cada dia motivos para comemorar. Avanço e desenvolvimento são termos que passaram a fazer parte do cotidiano dos anapuruenses. 

Nessa sexta-feira, 15, a prefeita do município, Professora Vanderly (PSDB), esteve mais uma vez na capital São Luís, para receber mais um grande benefício à população, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Vale do Rio São Francisco e Baixo Parnaíba (CODEVASF). A prefeita recebeu um caminhão compactador, adquirido com recursos de emenda do deputado Federal João Marcelo (MDB). 

Prefeita Vanderly e equipe são recebidos na superintendência da CODEVASF 

O termo de doação foi assinado pela líder do executivo e superintendente do órgão, Jones Braga, na presença de secretários municipais, membros da equipe de governo e ainda do líder político Ivanildo Monteles. 

Após foi o momento da prefeita conferir e receber o equipamento, que possibilitará o recolhimento ágil e higiênico de lixo doméstico nas vias de Anapurus. 

Vanderly Monteles fez questão de ligar a máquina e acompanhar as orientações sobre seu funcionamento, externando a alegria de conquistar para seu município equipamento nunca visto em suas ruas. 

O líder político Ivaildo Monteles aproveitou para relembrar as décadas de atraso vividas por Anapurus, mencionando que nessa época não havia qualquer conquista ou benefício do tipo a seus conterrâneos. 

Ele lembrou que esse é um feito histórico e que mostra a seriedade do governo de Anapurus, que mesmo num momento de crise não pára uma dia sequer de trabalhar pela sua gente. 

Líder político Ivanildo Monteles acompanha mais novo benefício para Anapurus 

Vale lembrar que além do equipamento 250 carteiras escolares padrão FNDE, 1 trilhadeira e uma roçadeira serão também entregues aos anapuruenses, na manhã do próximo domingo, 17, numa grande festa na residência da Prefeita Vanderly. 

Você é nosso convidado!

Veja mais fotos abaixo e aguarde matéria em vídeo: 


EQUIPES DE SAÚDE GARANTEM ATENDIMENTO A DOMICÍLIO À POPULAÇÃO DE ANAPURUS

Do Destak Agora


Saúde de Anapurus se destaca como uma das melhores da região, disponibilizando equipe médica para atender a população idosa em casa.

 

Hoje à população de Anapurus tem um atendimento a domicílio para melhor comodidade do paciente.

Governo municipal cuidando de seu povo, disponibilizando os trabalhos das profissionais:

Fonoaudióloga, Andréia 

Nutricionista, Marielle


A assistência à saúde no domicílio, assistência domiciliar ou atendimento domiciliar é um termo genérico para cobrir uma extensa gama de serviços técnicos e profissionais desenvolvidos a pacientes em seus próprios domicílios.

A visita domiciliar é uma forma de atenção em Saúde Coletiva voltada para o atendimento ao INDIVÍDUO E À FAMÍLIA ou à coletividade que é prestada nos domicílios ou junto aos diversos recursos sociais locais, visando a maior eqüidade da assistência em saúde.


Quinta-feira, 14/02/2019 

ESCOLA NADIR MONTELES RECEBE EQUIPE DO NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE DA FAMÍLIA

Do Jornal Destak Agora

A Prefeitura de Anapurus - através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando palestras sobre alimentação saudável, saúde auditiva e prevenção contra a dengue em prol de uma melhor saúde para a população que conta sempre com o apoio da prefeita Profa. Vanderly Monteles.


Equipe de profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF):

Fonoaudióloga, Andréia

Nutricionista, Marielle

Enfermeiro, Amilto

Técnica de Enfermagem, Josane



Terça-feira, 12/02/2019 

PREFEITURA DE ANAPURUS INVESTE EM MERENDA ESCOLAR DE QUALIDADE, BENEFICIANDO CRIANÇAS DOS MAIS LONGÍNQUOS POVOADOS DO MUNICÍPIO

Fotos: Johnny Kécio 

Os investimentos na educação tem sido uma marca da gestão da Prefeita de Anapurus, Professora Vanderly (PSDB). Além das melhorias na infraestrutura de unidades de ensino, a oferta de merenda escolar de qualidade na sede e zona rural do município é outro feito que merece destaque. 

Um exemplo está na localidade Cruz , cerca de 40 km da sede do município. 

A unidade escolar do povoado, recentemente entregue, encontra-se com estrutura moderna, carteiras padrão FNDE e os alunos estão consumindo diariamente alimento de qualidade na merenda escolar, seguindo rígido cardápio com orientação de nutricionistas do município. 

A Prefeita Vanderly mencionou a preocupação com o ensino do município, buscando garantir um ambiente saudável e inspirador para a educação e aprendizado de nossas crianças.  



Segunda-feira, 11/02/2019 

PREFEITURA DE ANAPURUS ABRE CAMPEONATO DE FUTEBOL DOS BLOCOS CARNAVALESCOS DO MUNICÍPIO

Por William Fernandes 

A prefeitura de Anapurus, por meio da secretaria municipal de Esportes, deu início, na tarde deste sábado, 9 de fevereiro, ao Campeonato Municipal de Blocos de Carnaval 2019.

A cerimônia de abertura foi realizada no estádio Batistão, com a presença das equipes representantes de cada bloco. O estádio ficou lotado. Além dos torcedores, prestigiaram o evento a prefeita Vanderly Monteles, vereadores e secretários municipais.

Na entrada das equipes houve um toque de emoção, com homenagens às vítimas do incêndio no CT do Flamengo. A organização do evento colocou crianças para entrarem com as bandeiras do Brasil, do Estado e do Município.

Cada equipe entrou com uma garota à frente, representando seus respectivos blocos carnavalescos. Durante a programação, uma bandinha tocava marchinhas tradicionais de carnaval. A tarde foi de muita diversão no estádio Batistão.

O torneio reúne oito times e dará uma premiação de R$ 3.500,00, além de troféus. A previsão de encerramento é para o dia 3 de março, no período do carnaval.

 O carnaval e o futebol são duas paixões do brasileiro, e em especial do anapuruense e hoje estamos reunindo todos, independente de paixão política, que só atrapalha. Colocamos o esporte acima de tudo. Esporte é vida, esporte é de todos, destacou o secretário municipal de Esportes, Renato Ribeiro. 



A prefeita Vanderly elogiou o trabalho da equipe de Esportes e garantiu que mesmo com as dificuldades financeiras que afetam o país, irá se empenhar para fazer um bom carnaval:

— Ainda estamos em fevereiro, mas já estamos começando as práticas esportivas, campeonatos, torneios para a população, já puxando pro lado do carnaval, mesmo sabendo que o país se encontra em dificuldade. Já ouvimos do governo federal e do Governo do Estado que não terá recurso para o Carnaval, mas carnaval faz parte da nossa cultura, das nossas origens, então nós do governo Municipal, mesmo com dificuldades vamos encontrar uma forma de não deixar o povo ficar sem esse momento de alegria. Já temos, inclusive um trio elétrico em vista, para animarmos nossos foliões.

— O Renato Ribeiro é um secretário muito atuante e temos uma equipe que está trabalhando bem. Estamos evoluindo. Podemos ver a beleza desse estádio lotado. Isto é o trabalho e a dedicação da equipe que está somando com o nosso governo, pois somos um governo que trabalha em todas as áreas.

Mais fotos: 


COM APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL, BLOCO ME LEVA ANUNCIA SUA PRIMEIRA PRÉVIA DE CARNAVAL 

Antenor Ferreira 

Anapurus vive a expectativa do carnaval 2019 e a Prefeitura já sinalizou que não medirá esforços para promover uma linda festa de momo, mesmo diante da crise que vive os municípios. 

Além da folia que deverá ser realizada em praça pública o apoio aos blocos alternativos é uma preocupação da Secretaria Municipal de Cultura. Um dos blocos que está recebendo apoio para alegrar seus foliões é o "Me Leva", que saiu na frente anunciando sua primeira prévia do carnaval 2019. 

A folia acontece no próximo dia 28 e contará com grandes atrações. Confira: 

Não fique de fora! 


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ENTREGA KITS ESCOLARES AOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO 

Por Ronaldo Araújo

A Prefeitura de Anapurus através da secretaria municipal de educação, entregou kits escolares para alunos da rede municipal de ensino. A entrega começou pela escola Thales Ribeiro e se estenderá a todas as escolas, alcançado assim todos os alunos do município.

A Prefeita Vanderly Monteles (PSDB) relatou que alguns pais tinham dificuldades para comprar o material didático e  uniforme escolar para seus filhos.

" Agora em nossa gestão, estamos entregando gratuitamente para todos os alunos do município, essa é a educação que queremos". Concluiu a Prefeita.


Quinta-feira, 07/02/2019 

PREFEITURA DE ANAPURUS-MA REALIZA NESTE SÁBADO (9) MAIS UMA CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO  GLAUCOMA 

Portal CN1 

A Prefeitura de Anapurus, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do do Estado mais uma Campanha de Prevenção ao Glaucoma, beneficiando, de forma gratuita, a população anapuruense. 

O evento acontece neste sábado (9/2), das 16h às 18h, no Posto de Saúde Isaac Francisco Monteles. Os interessados deverão comparecer levando xerox da identidade, comprovante de residência e cartão do SUS.


FUTEBOL E CARNAVAL: PREFEITURA DE ANAPURUS INICIA NESSE SÁBADO TORNEIO DE BLOCOS CARNAVALESCOS 2019 

Futebol e Carnaval são duas paixões nacionais e nada melhor que unir os dois. E é isso que propõe a Prefeitura de Anapurus/MA, administrada pela prefeita Vanderly Monteles (PSDB). 

No próximo sábado, 09, será dado início no estádio municipal ao "TORNEIO DOS BLOCOS CARNAVALESCOS 2019". A competição envolverá dezenas de equipes, dos principais blocos de rua do município. 

O evento tem início às 09h. Confira: 


Quarta-feira, 06/02/2019 

PREFEITURA E SEBRAE FECHAM PARCERIA PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS 

Em reunião realizada na manhã desta terça, 5 de fevereiro, na Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Anapurus reafirmou parceria com o SEBRAE para desenvolvimento e acompanhamento de projetos para jovens, estimulando o interesse dos jovens pelo empreendedorismo.

A Prefeita Vanderly, que não participou da reunião, falou que o projeto é muito importante, pois estimula o espírito empreendedor nas crianças “pois é desde cedo que a gente começa a trabalhar assuntos ligados à gestão empresarial. Sabemos que a escola já tem sua grade curricular, porém os projetos que estão sendo inseridos preparam esses alunos para a vida também”, afirmou a Prefeita.

Este projeto, que é pioneiro no município, neste primeiro momento estará sendo desenvolvido nas escolas Thales e Nerci, mas será levado para todas as escolas do município, ajudando milhares de jovens anapuruenses.

A reunião foi realizada, com a presença da Secretária de Educação Edilene Santos, Sec. Adjunto Renato Silva, Coordenadora Pedagógica Josélia Braga e Eliclelton Monteles e Jucinhas Bastos, diretores das escolas onde serão desenvolvidos os projetos.

Extraído do Blog WF 


Sexta-feira, 01/02/2019 

PROFESSORA VANDERLY VISITA REITORIA DO IEMA EM BUSCA DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA ANAPURUS 

ASCOM IEMA

O reitor do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Jhonatan Almada, recebeu na tarde desta quinta-feira (24), a visita da prefeita de Anapurus, professora Vanderly Monteles. O intuito da visita foi tratar acerca de cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) que serão ofertados no município e discutir novos projetos na área de educação científica e tecnológica.

De acordo com o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, o Instituto é um instrumento fundamental na democratização do acesso à educação profissionalizante. “Uma das áreas prioritárias são os nossos municípios. O objetivo é que o IEMA chegue e facilite esse acesso, considerando que ao estar muito mais próximo, as pessoas não precisarão se deslocar nem gastar com transporte e alimentação, pois estão perto de casa. Só basta ter a vontade de estudar”, disse o reitor, enfatizando que o grande sentido do Iema é ampliar as oportunidades para a juventude. “Uma das marcas desta gestão é a descentralização das oportunidades para que possam atender os municípios distantes. Por isso acreditamos que esse projeto vem contribuindo bastante para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano no Maranhão”, destacou.

Segunda a prefeita de Anapurus, professora Vanderly Monteles, o município tem grande vocação para a produção de soja. “Nosso município tem uma população de aproximadamente 20 mil pessoas, e a grande maioria são jovens que precisam estar qualificados e capacitados para consegui uma vaga no mercado de trabalho. A educação é fator primordial para que liberte o cidadão dos vícios, e aumenta a autoestima. Anapurus precisa dessas formações, e queremos muito firmar parcerias com IEMA para levar mais conhecimento para nossa juventude”, contou a prefeita acrescentando que a juventude de Anapurus espera com grande expectativa os cursos do IEMA. “Queremos que nossos jovens sejam capacitados e tenham novas oportunidades”, completou.


SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE HANSENÍASE, NO CENTRO DE SAÚDE ISAC MONTELES 

Blog Anapurus Conectado 

A Secretaria de Saúde de Anapurus realizou neste primeiro mês do ano, a  campanha Janeiro Roxo, dedicado à conscientização das famílias do município para a prevenção da hanseníase, também conhecida como lepra.

A palestra de conscientização sobre a Hanseniase  foi realizada na manhã desta quarta (30), no Centro de Saúde Isac Francisco Monteles. Os profissionais da Saúde do município, explicaram que a hanseníase é causada pelo bacilo de Hansen e não é hereditária. “A transmissão se dá entre pessoas e, por isso, ao apresentar a forma infectante e não se tratar, ela acaba eliminando o bacilo pelas vias respiratórias, podendo transmiti-lo para outras pessoas. 

De acordo com as informações repassadas aos participantes da palestra puderam entender que os primeiros sinais da doença a serem observados são manchas na pele, com perda de sensibilidade. Com alteração da sensibilidade térmica ou dolorosa, comprometendo as mãos, pés e face, é necessário procurar uma unidade de saúde para o diagnóstico e tratamento.


GESTÃO RESPONSÁVEL: PREFEITURA EFETUA PAGAMENTO DE SALÁRIOS COM REAJUSTE 

Do  Portal  CN1

A Prefeitura de Anapurus tem efetuado o pagamento atualizado dos funcionários efetivos, aposentados e comissionados. Nesta quinta-feira (31/1), a Prefeita Vanderly Monteles, mostrou mais uma vez,  a sua capacidade de administrar um município. A gestão de Vanderly, implantou uma política de valorização dos servidores públicos municipais,  nunca visto antes, que se resume em equilíbrio  econômico. 

Foram pagos:

  • Salário do mês de janeiro 
  • Mais 30 dias do terço de férias para os professores
  • Décimo terceiro dos aniversariantes do mês
  • Reajuste salarial de 4,17% do piso salarial


Sexta-feira, 01/02/2019 

PAIS DE ALUNOS PARTICIPAM DE REUNIÃO E ASSISTEM PALESTRAS NA ESCOLA THALES RIBEIRO


Blog do William Fernandes 

A volta às aulas na rede municipal de Anapurus tem sido de muita movimentação, envolvendo não apenas os profissionais da educação. Os pais dos alunos também são chamados a participar do processo, aprendendo como funciona o ambiente escolar e seu processo de desenvolvimento.

A Escola Thales Ribeiro chamou os pais dos alunos e ofereceu palestras com a participação de psicóloga, assistente social e representantes da Polícia Militar e Conselho Tutelar.

Na oportunidades os pais puderam receber informações importantes sobre os programas sociais do Governo Federal, comportamento dos alunos na escola, dificuldades de aprendizado e prevenção às drogas, entre outros assuntos abordados pelos palestrantes.



Terça-feira, 29/01/2019 

ESCOLAS MUNICIPAIS DE ANAPURUS COM AULA E MERENDA ESCOLAR DE QUALIDADE

A Prefeitura de Anapurus tem investido em constantes melhorias e adequações no cardápio da merenda escolar para que as refeições servidas sejam saudáveis, equilibradas, saborosas e contenham todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens estudantes do município.

Uma das preocupações da prefeita professora Vanderly é com a qualidade na alimentação escolar.

Sabemos que para ter um bom desempenho escolar as crianças precisam estar bem nutridas. Por isso, sempre trabalhamos para oferecer tudo do bom e do melhor no que diz respeito à alimentação aos nossos alunos”, destacou a prefeita. “O objetivo de todo esse trabalho é oferecer uma merenda de qualidade e saudável para nossas crianças, pois elas representam o futuro de Anapurus ”, conclui a prefeita

A Prefeitura de Anapurus, como mostrado aqui anteriormente, iniciou o ano letivo ainda no último dia 14, um feito inédito em toda história do município. 

O início das aulas em tempo recorde e ainda a manutenção de um cardápio variado e nutritivo, mostram a seriedade com que a gestão municipal trata a educação do município, mesmo num período de escassez e recessão de recursos. 

Com informações extraídas da Rede Destak 


Quinta-feira, 24/01/2019 

PREFEITA VANDERLY E SECRETÁRIOS CUMPRE AGENDA DE REUNIÕES COM O GOVERNADOR FLÁVIO DINO E SECRETáRIoS DE ESTADO, EM SÃO LUÍS 

Do Anapurus Conectado

A Prefeita Professora Vanderly e Secretários do município de Anapurus, estão em São Luis para participar de uma jornada de reuniões com o Governador Flávio Dino demais secretárias do Estado.

Através da Prefeita o município foi beneficiado com uma maquina trilhadeira  agrícola junto a secretaria do estado.

Durante o encontro a Prefeita Vanderly terá diversas reuniões com a Secretaria da cultura e turismo (SECTUR), Secretaria da agricultura familiar (SAF), Secretaria da juventude (SEJUV) e Secretaria do desenvolvimento social (SEDES)

Prefeita Professora Vanderly, incansável buscando recursos e melhorias para o município de Anapurus.

juventude (SEJUV)

Secretaria da agricultura familiar (SAF)

 

Prefeita Vanderly e Secretários recebendo a maquina trilhadeira.



Segunda-feira, 21/01/2019 

SECRETÁRIA DE SAÚDE DE ANAPURUS RECEBE PRÊMIO EM SÃO LUÍS, EM RECONHECIMENTO AOS AVANÇOS DA PASTA NO MUNICÍPIO

Fotos contribuição 

Numa mostra do compromisso da gestão atual na melhoria da qualidade da saúde oferecida à população anapuruense, a prefeita de Anapurus/MA, Professora Vanderly (PSDB), esteve em São Luís, na companhia da secretaria de saúde do município, Carine Monteles, e outros membros da pasta, para serem agraciados na 12ª edição do prêmio MARANHÃO SAÚDE. 

Prefeita Vanderly Monteles e equipe de saúde de Anapurus são reconhecidos com prêmio em São Luís 

O evento aconteceu na noite do último sábado, 19, em um hotel da capital, contando com a participação de prefeitos e secretários de diversos municípios do Maranhão. 

O prêmio é ofertado aos municípios que se destacam pelo empenho nas políticas e ações voltadas a pasta. Anapurus se destacou pelo desempenho ao longo do ano de 2018. 

Desde o início de sua gestão que a mandatária tem dedicado atenção especial ao setor, promovendo logo no início do mandato a reforma do hospital Madalena Monteles, aquisição de ambulâncias, abertura de novos postos de saúde na sede e zona rural, campanhas de combate a endemias e DST's, entre outras ações, melhorando a qualidade de vida da população. 

Em destaque no centro da foto a secretária de saúde, Carine Monteles e a lider do executivo

Para Vanderly Monteles a conquista é mais um incentivo para continuidade das ações da pasta, de maneira que segunda ela, muitas outras ações e benefícios serão implantados no município. 

Veja mais fotos do evento: 


Quarta-feira, 16/01/2019 

PREFEITURA DE ANAPURUS PROMOVE JORNADA PEDAGÓGICA E INICIA O ANO LETIVO 2019, AINDA EM JANEIRO

Fotos: Lucas Nascimento 

Dando uma mostra inquestionável da valorização à educação do município, a Prefeitura de Anapurus deu início na noite da última segunda-feira, 14, a Jornada Pedagógica 2019.

O evento que será realizado em 3 etapas, teve sua abertura no ginásio de esportes Lindosvaldo Gomes de Sá, na noite dessa segunda-feira, 14, contando com a presença de centenas de educadores, secretários municipais e da líder do executivo, Professora Vanderly (PSDB). 

A abertura do evento contou com a palestra do professor, mestre e psicanalista Wilson Moura, que abordou as dificuldades e desafios do professor em sala de aula, bem como as normas e diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A prefeita do município, Professora Vanderly, destacou a importância do evento que se tornou um feito inédito na história do município e região. Pela primeira vez o município de Anapurus inicia seu ano letivo no mês de janeiro, garantindo assim os 200 dias letivos de aula, como exige o MEC. 

Prefeita de Anapurus, Professora Vanderly, discursa durante abertura do evento 

Vanderly Monteles mencionou ainda a preocupação com o mantimento da folha dos servidores do município rigorosamente em dia, além dos investimentos na área da educação, dentre reformas, ampliações novas escolas e muitos outros que virão ainda nesse ano de 2019. 

As escolas do município estarão de portas abertas na próxima segunda-feira, 21. 

Veja mais fotos do evento: 

Secretária de educação do município, Edilene Azevedo 

Diretora do IEPOP, Olga Portela 



Terça-feira, 15/01/2019 

JUSTIÇA ESTADUAL CONFERE LEGALIDADE A PREFEITURA DE ANAPURUS EM NÃO NOMEAR LIMINARMENTE SERVIDOR EM CONCURSO INVESTIGADO POR GRAVES INDÍCIOS DE FRAUDE E SUSPENDE DECISÃO DE JUIZ de brejo 

O desembargador Raimundo Barros em decisão emanada nesta segunda-feira, 14, decidiu por meio de provimento de agravo interno no Tribunal de Justiça do Maranhão, suspender os efeitos da decisão do Juiz da comarca de Brejo, que determinou a nomeação imediata de uma concursada sob pena de afastamento da prefeita de Anapurus, Professora Vanderly.

O Tribunal de Justiça classificou a decisão como temerária, garantindo ao município de Anapurus e consequentemente à toda população, o resguardo a economia e a ordem pública, pois concluiu por precipitada a decisão sem plausibilidade.

Em decisão anterior, o desembargador Marcelo Araújo, do Tribunal de Justiça do Estado já havia suspendido os efeitos de outra decisão liminar do mesmo juiz que, além de determinar a nomeação, determinou o afastamento da prefeita, o que fora prontamente combatido e determinado a suspensão, pois a Justiça estadual tem estado atenta e vem agindo de maneira séria e proativa no sentido de garantir a segurança jurídica dos atos administrativos, não podendo conceder nomeações liminares de um concurso que ainda está carente de apreciação sobre sua legalidade na justiça estadual, e também suspenso administrativamente.

Ao tomar ciência da nova decisão a líder do executivo, Professora Vanderly, parabenizou a justiça estadual do Maranhão, destacando que quem ganha com a decisão é o povo de Anapurus


Domingo, 13/01/2019 

PREFEITURA DE ANAPURUS PROMOVE JORNADA PEDAGÓGICA E INICIA ANO LETIVO NESSA SEGUNDA-FEIRA, 14

Antenor Ferreira 

Na contra mão dos ataques oposicionistas a Prefeitura de Anapurus/MA dá um grande salto na valorização da educação e ensino público. Ao longo dos 2 últimos anos foram inúmeros os benefícios na pasta, desde reformas, ampliações e entrega de novas unidades escolares, fardamentos, carteiras padrão FNDE, melhorias no transporte e valorização dos profissionais de ensino, com promoção de jornadas pedagógicas, a exemplo a que acontece nessa segunda-feira, 14. 

Educação valorizada: Jornada pedagógica e início do ano letivo nessa segunda, 14, em Anapurus 

A jornada pedagógica que tem como tema "Educação compromisso de todos", terá como palestrante o Professor e Mestre Psicanalista Wilson Moura, que abordará o sub-tema "Desafios e possibilidades".

O profissional é um dos mais gabaritados no setor e sua convocação para o evento exalta o cuidado da gestão municipal em contribuir com a qualificação dos profissionais de ensino, refletindo diretamente na qualidade da educação oferecida em sala de aula. 

Além da Jornada Pedagógica vale destacar que também nessa segunda, 14, serão iniciadas as aulas do ano letivo 2019, fato inédito na história do município, já que em gestões passadas era comum o atraso no calendário escolar, prejudicando os alunos. 

A prefeita do município, Professora Vanderly (PSDB), destaca que tem priorizado à educação do município, por entender que através dela é possível transformar todo o município, salientando que muitos outros investimentos na área serão feitos nesse ano de 2019. 

Professora Vanderly - Foto arquivo 



Quarta-feira, 09/01/2019 

PREFEITURA DE ANAPURUS FAZ BALANÇO DE OBRAS E BENEFÍCIOS ENTREGUES À POPULAÇÃO, EM APENAS 02 ANOS

Da Assessoria 

ANTES NÃO TINHA, AGORA TEM!!

Em apenas dois anos a Prefeitura na gestão da Prefeita Professora Vanderly, investiu pesado na Saúde, Educação, Cultura, Lazer, Esporte, Meio Ambiente, Infraestrutura e muito mais, relembre tudo que foi feito:

1 – SAÚDE:

Após ter ficado por mais de oito anos sem receber qualquer reforma, em março o Hospital Madalena Monteles foi reaberto com uma moderna estrutura capaz de garantir melhor atendimento à população.

Os serviços oferecidos pela equipe do hospital são de tanta qualidade que chama a atenção não só dos moradores de Anapurus, como de outras regiões que logo cedo saem dos municípios vizinhos e formam filas para serem atendidos. Confira tudo que foi feito pela Prefeitura junto com a Secretaria de Saúde em 2018:

Reabertura dos PSF da zona rural e sede

Implantação do programa saúde bucal sede e zuna rural (povoado Angical Guadalupe bebedouro água rica sede)

Distribuição de kits de higiene bucal

Distribuição de kits repelente para as gravidas prevenir da hidrocefalia e outra doenças no bebe

Implantação do posto de saúde Sandro Mendes

Reforma do hospital Madalena Monteles

Implantação do Laboratório de análises clínica de Anapurus

Criação da sala de vacina no hospital Monteles

Implantação do cartório no hospital Madalena Monteles

Implantação da sala de Fisioterapia e psicólogo no hospital Madalena Monteles

Implantação do programa farmácia popular (entrega de medicamentos)

Fortalecimento do programa saúde da mulher sede e zona rural com exames de preventivo e testes rápido

NASF (consultas em domicilio com Fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, educador físico, assistente social, e Psiquiatra)

Premiação pela melhor saúde (Prêmio Madalena Nobre)

Programa Saúde na Escola

Além disso o hospital possui três modernas ambulâncias que atendem a população da nossa cidade e das cidades vizinhas.

2 – EDUCAÇÃO:

Proporcionar um espaço digno tanto para os alunos desenvolverem seus aprendizados, quanto para os professores exercerem seus trabalhos, foi pensando assim que a Prefeitura de Anapurus junto com a secretaria de educação trabalham muito em 2018, o resultado não poderia ser melhor confira:

Implantação do polo de ensino fundamental no povoado Lagoa dos Ciganos

Parceria com o ensino Médio Júlio Pires nos transportes escolares para sede e polos Guadalupe, Lagoa dos ciganos.

Cessão do prédio Tales Ribeiro para aulas ensino médio noturno e prédio do polo Guadalupe

Capacitação para professores (parceria com o SEBRAE)

Fardamento escolar

Kits Mesas para professores e carteiras para alunos padrão FNDE

Livro didático para educação infantil

Kits escolar para educação infantil e ensino fundamental

Aquisição de ônibus escolares

Construção de escolas nos Povoado Cruz e Centro da Sabina

Construção de escolas nos povoados Água rica Angical e Moura

Construção de quadras poliesportivas nos povoados Água Rica Angical e Moura

Jogos escolares com todos os polos de educação

Formação para merendeiras, parceria Prefeitura e SESI

Participação em todas as datas comemorativas

200 dias letivos

Conquista de 04 escolas dignas a serem construídas nos povoados ( morada nova, tanque, vereda II, são Gonçalo)

Aquisição de brinquedos para as pré-escolas

Cursos de graduação e Pós Graduação em parceria com a UEMA e UFMA

II Conferência Municipal de Educação

Reunião técnica com os DMES da URE do baixo Parnaíba em Anapurus – MA

Formação com os professores da zona rural e seus respectivos supervisores e gestores

Visitas escolares nos pólos e na sede

Formação com professores da educação infantil.

Encontros do programa Escola Digna com os gestores.

I Seminário de Educação Inclusiva

I Olimpíada Municipal com os alunos das escolas da sede.

Palestra nas escolas do programa Bolsa Família na Educação.

Projeto Proerd e Brigada Mirim. Parceria entre Semed, Prefeitura Municipal de Anapurus e Polícia Militar.

Encontros do programa Escola Digna na educação infantil.

Encontro com os professores e supervisores sobre a BNCC.

3 – CULTURA:

A cultura de um povo faz parte de sua história, neste ano tivemos em nosso município grandes avanços na cultura. Como exemplo, podemos citar as Festas Juninas que ocorreram entre os dias 04 a 08 de julho onde tivemos a participação de das escolas tanto da sede quanto do interior que encantaram a todos com criatividade e brilhantismo, mas não foi só isso durante o ano todo a Prefeitura junto com a Secretária da cultura ofereceram para toda população os seguintes eventos:

Carnaval

Dia das mães

São João

Dia dos pais com distribuição de prêmios

Sete de setembro

Dia das crianças com distribuição de prêmios

Dia do professor com distribuição de prêmios

Baile das debutantes

Festa de natal

Criação da banda marcial (7 de setembro)

Criação do Bumba Boi Brilho dos Muypurás

Casamento comunitário

Outra iniciativa da Prefeitura Municipal foi o CINEJUV um projeto que tem por objetivo levar cinema para os moradores rurais do município trazendo entretenimento e enriquecendo a cultura e o conhecimento.

4 – ESPORTE E LAZER

No esporte não foi diferente a prefeitura junto com a secretaria de esportes e lazer trouxeram para a cidade campeonatos importantes que envolveram não apenas as escolas da sede e interior como participantes das cidades vizinhas:

Campeonato Osvaldo Monteles 26 times (sede e zona rural)

I JEAS Jogos escolares Anapuruenses entre todos as polos sede e zona rural

Participação dos jogos estaduais (Umberto de Campos)

Corrida de MotoCross

5 – ASSISTÊNCIA SOCIAL

Um ano atuante e de muito trabalho por parte da equipe de assistência Social. O resultado você confere abaixo:

Inauguração do CRÁS

Atividade física para a melhor idade com educador físico

Baile das debutantes

Implantação do programa criança feliz

Reabertura do serviço de convivência no bairro Aeroporto, povoado Bebedouro e Jeribués

Atendimento de bolsa família

Cursos de inclusão de baixa renda no mercado de trabalho pintura,

BPC (Beneficio Proteção Continuada)

Parceria com a APAE :

Escolinha Lenir Garreto

Centro de reabilitação

Emprego e renda

Carteira de identidade

Carteira profissional

Alistamento militar

Parceria com o shop do cidadão (povoado lagoa dos ciganos)

Beleza da mulher com o embeleze

Beleza da mulher no Governo Presente

Cursos

Carreta da mulher palestra sobre violência contra mulher

Programa governo Intinerante

Ainda pensando no bem-estar da população acontece toda semana na praça da igreja aulas de dança livre e atividades físicas com a orientação de profissionais habilitados para que todos possam se exercitar com segurança melhorando sua saúde física e mental.

6 – AGRICULTURA

Programa agricultura sustentável

Distribuição de sementes de milho arroz feijão

Safrinha solidaria 60 hectares

Aquisição de patrulhas agrícolas

300 hectares de terra arada para o pequeno agricultor

1.500 kits de Vacina para gado

Criação da feirinha do agricultor

Transporte gratuito para o produtor

Aquisição de 30 barracas para a feirinha do agricultor

30 Kits de irrigação distribuídos

Implantação de irrigação para o produtor

Parceria com a UFMA pra acompanhamento técnico

7 – INFRAESTRUTURA

Nunca a cidade passou por tantas reformas igual em 2018, a Prefeitura procurou atender à necessidade e melhorar a qualidade de vida de todo morador. O resultado está sendo percebido por todos que visitam Anapurus e os que aqui moram, hoje nossa cidade é bonita, limpa e organizada. Algumas das principais obras realizadas em 2018:

Recapeamento da avenida principal

Inauguração da Quadra Lindosvaldo Sá

Limpeza de ruas e avenida

Recuperação de estradas

Construção da Ponte do povoado Jiboia

Reforma das pontes do povoado Brejinho, Bandeira e Angical

Recuperação de todo sistema de energia publica

Recuperação de bombas de poço artesianos

Reforma de todas as escolas

Reforma da praça da igreja

Inauguração do poço de Lagoa dos Ciganos

Implantação do poço artesiano nos povoados São Gonçalo, Vereda I, vereda II

Asfalto em ruas e Avenida de Anapurus

Reforma do Balneário publico

Recurso garantido para:

Construção do mercado publico

Construção da praça do Turi I

Reforma da Praça Zé Bedeu

Construção do Parque Ambiental

Construção do centro de estudos ambiental

Aquisição de máquina moto niveladora (Patrol)

8 – MEIO AMBIENTE:

A preservação do meio ambiente é fundamental para o desenvolvimento econômico e sustentável de qualquer cidade. Em Anapurus a prefeitura e a secretaria do meio ambiente trabalham de mãos dadas em respeito ao meio ambiente: Confira:

Implantação do Parque Ambiental

Reforma do canteiro central com paisagismo

Poda nas árvores da avenida central com paisagismo

Coleta diária de lixo

Reforma do Balneário e despoluição do rio

Implantação de poços artesianos

Incentivo a reflorestamento

9 – COMPROMISSO:

A prefeitura em respeito aos servidores públicos e prestadores de serviços tem honrado o compromisso de manter os pagamentos dos salários em dia, bem como o pagamento de férias e décimo terceiro

Transporte para que os produtores rurais possam se locomover toda semana até a praça central para venderem seus produtos.

Cidade iluminada – sistema de iluminação da cidade permente

Visitas constantes da Prefeita e sua equipe ao interior, procurando se inteirar dos problemas para possíveis soluções.

Como pode ser visto a Prefeitura de Anapurus na gestão da Prefeita Professora Vanderly junto com suas secretarias têm mantido o compromisso firmado durante as eleições trabalhando dia a dia sem medir esforços para trazer o melhor para o município.

© Copyright O interligado